quinta-feira

quarta-feira

Abafadores de ovos quentes...

Acabei de falar no Skype com as minhas filhas. A Madalena já está com saudades de casa!! Agora é que dão  valor a  "cama, comida na mesa e roupa lavada"  e o verdadeiro sentido de "Lar, doce lar";)
Mas adiante, já posso revelar a surpresa, abafadores de ovos...
...para os Jovens em Trento
O do meio é para o sportinguista;)
Os das Inezitas
Nestes utilizei a Sizzix.
Um ovo é bom, barato e nutritivo

Com as minhas filhas em Itália...

...pela 1ªvez fiquei em minoria cá em casa, sou uma mulher entre homens!!
A Madalena partiu feliz, não só por ir ter com a Inês, mas também porque entrou na Universidade.
Duas filhas universitárias, só fica a faltar o António ;)
Aproveitei e enviei para a Inês uma bolsa de viagem para os seus colares, aneis e brincos,  para quando viajar nos fins de semana a visitar os amigos ali por perto, também eles em Erasmus.
Tinha colocado umas "gigamissangas" nas fitas mas tirei, por agora, para evitar uns gramas a mais que fazem toda a diferença a quem viaja na easy jet .
Como na leitura do seu diário vi que os pequenos almoços às vezes falham, lembrei-me de lhes fazer uma surpresa...
 ...mais logo revelo qual! Para já fica aqui uma dica.

terça-feira

Bordando...

...quando o tempo e as costas me permitem! 
Este bordado pertence "A Gardener´s Journal" ...
"A moment of rest "
É do que estou a precisar! E hoje ainda é 3ª feira e... ainda nem são 10h da manhã!!!!

sexta-feira

SAL Redwork Navideno

Adoro o Natal e  quando há um bando de crianças na família é uma época de muita excitação e alegria!
Com este espírito não resisti, ao desafio que chegou do País vizinho e inscrevi-me em mais um SAL. Para quem gosta de Redwork encontra mais desenhos aqui.
Encontrei outro SAL dedicado à família que é um espanto! 
Como  ando a tentar aprender patchwork este projecto não é para mim :(  Mas fica a sugestão. 
Bom fim de semana :) 
Sofia

terça-feira

No place like home

Depois de um fim de semana a pedalar a minha pasteleira, no pinhal do Banzão, custou recomeçar mais um ano lectivo! Por isso hoje me soube  tão bem chegar a casa no final do 1º dia de muitos dias de aulas!
 
Sinto-a mais vazia, incompleta, falta a Inês. Espero que as minhas "filhas adoptivas" continuem a aparecer cá por casa porque não passo sem uma boa  conversa, os vossos sorrisos e umas boas gargalhadas. Os dias de praia acabaram para mim, liberto o mar da Praia Grande para estas focas...
 
...aproveito para acabar os bordados do S.A.L "A Gardener´s Journal" e todos os outros projectos que quero tentar fazer até ao Natal!
 
Rita, tal como combinámos,  tens  aqui todas as etapas de como  fazer uma bolsa, aqui e aqui um estojo. Aqui tens uma ideia também muito gira para os teus filhos. 

sexta-feira

Ponto de cruz a vermelho

Os vermelhos que me inspiram ...
As framboesas utilizei para fazer compota.
Os morangos acompanharam panquecas com nutella.
Bom fim de semana :)

quinta-feira

Retomando a mistura de cores...

...agora com  linhas e  tecido!
A luz do sol, o azulão do céu e o amarelo-esverdeado da relva antes dos dias de chuva, convidam-me a bordar no jardim dos meus Pais, mas já a pensar no Natal!
Estive a tentar planificar alguma coisa no caos que é a minha mesa de trabalho. Como não consegui mudei-me para a sala para organizar as minhas linhas...
 Pesquisar nestes livros...
 ...pequenos esquemas para bordar no tecido vermelho, para enfeites da árvore de Natal...
Dando mais cor e alegria com alguns tecidos que tenho cá por casa.
Toda esta planificação era para fazer a mala para o fim de semana, mas...... Como prometi a mim mesma que ía ser mais disciplinada, fico pelo estudo e planificação deste novo projecto, porque primeiro tenho de terminar o bordado de ponto de cruz e avançar no SAL "A Gardener's Journal" onde estou a ficar para trás!!!

quarta-feira

Panquecas... para um bom começo de dia


 Receita da Nigellapor uma Mãe, para apoiar os jovens em Erasmus. Esqueci-me de cronometrar mas seguramente não leva mais do que 5 minutinhos, com batedeira eléctrica! Mas bater 2 claras em castelo são mais 5 min. de musculação gratuita, é só pegar num garfo e bater!
 Ingredientes:
  • 250gr de queijo Ricotta (o grande segredo desta maravilha! E é italiano!)  
  • 2 gemas e duas claras batidas em castelo
  • 100gr de farinha
  • 125 ml leite
  • óleo ou antiaderente
  • e....carnes frias, morangos, compota de limão ou de frutos vermelhos, nutella ou chocolate derretido...o que vos apetecer e tiverem em casa.
 A Madalena estava aqui a sugerir que utilizem a panqueca como um prato, coloquem por cima camarões e alface...o que vos apetecer!
 Vou fazer uma pausa nas receitas até terem casa. Tenho de voltar a partilhar os meus trabalhos, este blogue tem "4 cantos" e tenho estado só no canto dos "momentos apaladados"! Não pode ser!!

P.S  A dose penso que dará para 4 jovens "famintos"!
Está a dar-me erro html :( espero não voltar aos problemas de formatação que já tive. Avisem-me se algo não estiver bem, please!

    terça-feira

    Polme à Trento;)

    Muito simples e económico!
    Por cada 50gr de farinha + 1 ovo, podem acrescentar leite;
    sal e pimenta a gosto;
    bater tudo.

    À boa maneira portuguesa serve para pataniscas, juntando-se bocados de bacalhau e salsa; ou para peixinhos da horta mas dá mais trabalho :( Tem de se cozer feijão verde inteiro e sem fios. Em ambos os casos frita-se como os pasteis de bacalhau.
    Como é que os jovens de Trento podem fazer?!...
    • utilizando queijo feta e para incrementar.......
    • alho francês (ou cebolinho)
    • hortelã e salsa picadas finamente
    • paprika = pimentão doce
    o resultado final é mais ou menos este...
    1ªetapa
    2ªetapa, já com queijo
    3ªetapa, fritar (aqui está com pouco polme, não ficou muito bem!!)
    Já no prato, desfocado mas delicioso ;)
    Sejam criativos, económicos e não percam muito tempo na cozinha. Disto tudo o importante é saber como fazer Pome e adicionar ingredientes que se tem em casa, o tempero é o que tiverem à mão! Polme à Trento vão vocês dizer-me como é;)
    O nosso jantar hoje foi uma salada de alface, com manga aos cubos, massa de arroz fria, peitos de frango assados e cortados aos cubos, ervas aromáticas ( como não tinha coentros utilizei oregãos)  e faltou-me cebolinho. Temperei com azeite, sumo de limas e sal grosso.É também muito fácil e rápido, ideal para quando se tem sobras de frango assado. Não me deram tempo de fotografar o resultado final (para não dizer que me esqueci, desculpem!). Mas aqui têm os preparativos...
    Quanto mais cor tiver o vosso prato mais equilibrada é a refeição !
     Nos "momentos apaladados" encontram mais receitas, quase todas da Borboleta Africana que tem uma "cozinha das cores", sendo  a maioria  receitas vegetarianas, mas vocês podem sempre adaptar, ou então consultem as "cozinhas" que são sugeridas na sua barra lateral!
    Quando tiverem casa o pequeno almoço pode ser  enriquecido com cereais e...porque não começar o dia com um sumo de laranja ou uma peça de fruta?! Um shot vitamínico logo ao acordar;)
    Não se esqueçam que o refeitório da faculdade dá muito menos trabalho e terão mais companhia;) Os momentos da refeição são óptimos para uma pausa e "dois dedos de conversa":))

    domingo

    1ª Receita rápida ...

    ...para os jovens a estudar em Trento;) ...nos dias em que não podem comer na faculdade!!!
    1. Fervem água com sal.
    2. Retiram a água do lume e colocam uma chávena grande de Boulgour (Bulgur), durante 10min. ou até absorver quase toda a água. Escorrem a água que sobra e podem passar por água fria, fica tudo soltinho.
    3. Acrescentam folhas de coentros e hortelã, sem picar.
    4. Temperam com azeite e sumo de 2 a 3 limas.
    5. Pegam num lombinho de porco inteiro e "fritam" numa panela com manteiga em quantidade generosa;) No fim acrescentam sumo de limão.Esta foi temperada com uma mistura de pimentas e uma malagueta, além do sal grosso.
    6. Fatiam o lombinho e colocam por cima do Boulgour. Se não tiverem carne coloquem vegetais ao vosso gosto cortados em cubos!!!
    O Boulgour pode ser substituído por Coucous, façam saladas frias com um dos dois, para dar decanso às massas. Quando tiverem sobras aproveitem-nas, em vez de cozinharem o lombinho.( podem fazer com peitos de frango que deve ser mais barato!)
    Cozinhar com 6 mãos é muito rápido;)  e não se esqueçam da fruta para finalizar!

    Bom apetite, muitos beijinhos e...

    Participei...

    nesta iniciativa...
    ...no largo da Igreja do Mucifal, onde fica a loja "Trapos e Rendas" ;)
    E podem-me encontrar aqui!

    quinta-feira

    My Creative Space...

    Vou fazer serão de volta do ponto de cruz e da nova Marie Claire numa tentativa de me acalmar! A minha Inês a esta hora está a caminho de Itália e o meu coração está bem pequenininho!!!
    Ontem, enquanto ela fazia as malas, peguei na Sizzix, ainda fiz estas almofadinhas de alfazema...mais um mimo:)
     As mais pequenas são para os sapatos;)
    As fotografias não ficaram grande coisa mas agora não há como tirar novamente, já estão no porão do avião!!