quarta-feira

Slow Stitch

Ontem chegou o livro da Claire Wellesley-Smith que tanto desejei! A leitura e imagem são mesmo aquilo que eu procurava. Estou a tentar desacelerar o ritmo do dia-a-dia, reutilizando tecidos e linhas, seguindo a filosofia contida neste livro.

"The speed of life in the 21st century can be overwhelming but taking a calmer, more measured approach to the creative process can help you find new joy in the experience of making - and to produce textile art that is personal, sustainable and beautiful.(...)
Claire introduces a range of ways in wich you can slow your textile work down.(...)
Practical projects such as stitch journals (...)"

De momento procuro não só projectos para fazer com todo o tempo do mundo, como também adaptados à estação do ano. Com o calor a minha escolha vai para projectos que possa "fazer por partes" e ao ar livre. Não conseguindo, no Verão,  tolerar fazer malha com certas lãs, mas não querendo colocar de parte a malha, iniciei uma manta de quadrados a Vivid , a que chamei "Por aí", pois os planos são mesmo de ir fazendo-a por aí. Com este projecto participo no KAL da Kammebornia, que tem um podcast com uma fotografia excepcional e com trabalhos de malha lindíssimos.
"Por aí" acompanhará a vida de nómada que gosto de levar durante as férias e já a pensar nesses dias leio uma das minhas revistas favoritas.
Na cabeceira tenho mais um policial. Comecei a ler ontem e de imediato a escrita de Kepler, uma dupla de escritores, prendeu-me apesar dos nomes nórdicos baralharem-me um pouco no princípio!
Precisava deste tipo de leitura, pois andava a sofrer de insónias a pensar no que quero fazer quando terminar esta manta, praticamente toda acolchoada! Preciso urgentemente de algo para substituir este trabalho, algo para durar e durar, para gozar sem pressas nem limite de tempo, algo semelhante aos projectos que a Claire refere no livro "Slow Stitch". Não passo sem um bordado ou alinhavo, algo que me acalma bastante, onde encontro um certo equilíbrio!

 A manta "Por aí" será em azul, bege, cinzas e grená (talvez ainda acrescente um tom castanho!) para fazer companhia à "A Gardener´s Journal" . Aguardo a chegada da cor grená claro 5565 a qual terei de testar para ter a certeza que não tinge as restantes.
Partilho e inspiro-me no Yarn Along.
Yarn Along

3 comentários:

faz bem aos olhos disse...

Passo sempre por aqui, embora não deixe muitas palavras. Gosto dos trabalhos da Sofia, das opções, da escolha dos fios, dos padrões, das cores, das sugestões de leitura, das palavras que partilha, é bom passar por aqui. Hoje, como habitualmente, voltei a passar, dei atenção a tudo o que destaca mas fiquei encantada com a colcha, é absolutamente linda! Sofia, muito obrigada pela partilha e inspiração ;)

Lenka disse...

Slow sewing is so important for me.
And I do love your knitted squares.

Naná disse...

Tenho estado a ver o podcast Kammebornia de seguida e é uma sensação fantástica de paz e serenidade que me transmite... já só me faltava ver o n.º 6... depois vai ficar um suspense em vazio até ao próximo no final deste mês...