sábado

Ravelry e desabafos!

Aprendi e habituei-me a consultar o Ravelry quer para escolher um projecto entre as pastas dos meus favoritos, quer para consultar um projecto que vou iniciar. O objectivo é consultar alterações que alguém tenha feito, dicas e dificuldades com que depararam e como as ultrapassaram. 
No modelo Birkin encontrei apenas uma montra de projectos pobre em informação. Procurei projectos feitos com Rowan, tendo encontrado um em que era referido ter sido necessário fazer e desfazer o Yoke, três vezes! Não tendo encontrado nada mais, não tinha notas e avisos a registar no meu esquema. Fiz cálculos para escolher a medida e avancei mas receosa, com Rowan as carreiras em altura tinham uma diferença significativa para as instruções do modelo. À medida que ia avançando ia experimentando e parecia que tudo estava a correr bem.
 Parecia mas não estava nada bem! 
Quando separei para as mangas o Yoke deixou de assentar bem, tal como eu receava! Teimosamente segui em frente e fui experimentando. Antes do cós optei por fazer uma manga para ver se alterava alguma coisa. Nada! Continuava a assentar mal.
Resolvi tentar arranjar uma solução e era esse o quebra-cabeças que tinha em mãos. Comecei por pensar desmanchar o decote e fazer várias experiências: primeiro refazer com um número de agulha acima do recomendado mas mantendo o esquema, depois experimentar desmanchar mais carreiras e fazer um remate icord, mais elástico do que o das instruções, na esperança que um dos processos resultasse! 
Hoje decidi que o melhor era voltar à estaca zero e tentar ficar com uma camisola perfeita, aquela com que sonhei! Vejamos o lado positivo, vou tricotar duas vezes uma lã que adoro.
Não encontrei nada que me ajudasse no Ravelry, como vai sendo habitual. Será apenas azar?! Só encontro fotografias e no máximo encontro o tipo de fio, o número de agulhas e se gostaram ou não do processo. Eu escrevo tudo, as minhas dificuldades, as soluções que encontrei e vídeos que consultei. Para mim é um bloco de apontamentos, ao qual posso sempre voltar e consultar. Se deixo um projecto por uns tempos de lado, tenho tudo registado para o retomar em qualquer altura. Quando me perguntam alguma dúvida remeto para a minha página, que mantenho pública. Escrevo tudo em português (pouca coisa encontro em português) e assim posso escrever as minhas notas ao correr da pena. 
Este meu desabafo sobre a falta de informação no Ravelry e considerar que muitas vezes não passa de uma montra fotográfica já vai longo! Ainda assim não vou ficar por aqui porque o Ravelry tem muita coisa boa que gostava de referir. No Ravelry, além de guardar os projectos que quero fazer, arquivo os livros que quero comprar e os modelos que vi feitos com outras cores e fios dos quais gostei bastante. Algo que quero destacar é que é pelo Ravelry que sigo blogs de malha e não só . Nos grupos encontro informação pertinente quer nos KALs quer nas notas de alguns podcasts, aí sim muitas vezes é onde encontro espaço para as minhas dúvidas. 
Fica o meu apelo, a quem chegou aqui e ainda não desistiu de ler, a quem lê e escreve em português, para manterem actualizada a vossa página do Ravelry, com toda a informação que considerarem útil  para quem está ou vai fazer o mesmo projecto. Obrigada pela vossa paciência e espero encontrar-vos no Ravelry! 

9 comentários:

Puella63 disse...

Talvez seja por ser um projecto "recente" com poucos exemplares feitos?

Sofia Amaral M. disse...

Cristina não é a primeira vez que não encontro informação suficiente! O modelo até é bastante popular e, embora recente, já há publicações de projectos terminados.
Talvez tenha mesmo azar nos modelos que faço e por coincidência serem aqueles que menos informação partilham!
Obrigada pela passagem para a leitura e a disponibilidade para o comentário.
Fica bem!

Maria José disse...

Também já senti isso, sobretudo para decidir qual fazer. Frequentemente acabo por experimentar por minha conta e risco.
Mas eu também sou pouco produtiva, verdade seja dita. E se calhar também partilho pouco essas experiências. Vou passar a ter mais cuidado. Obrigada pelo alerta!
Bom ano letivo ... e não só.

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Maria José 😉

Unknown disse...

Olá Sofia,

Entendo o desabafo, já passamos todas por isso, sou honesta não costumo ser muito completa na informação dos meus projectos, vou tentar ser de futuro.

Mas não desanime, boa sorte com a camisola
:)

Marta

Anónimo disse...

Mas o fio que usa é um fio dk não parece a melhor escolha para este projecto apesar de todos os calculos que pode fazer...

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Marta!

Anónimo apesar do fio ser Dk está a resultar e há outro projecto com Rowan do qual gostei bastante. Estou a contar que resulte, só espero não estar enganada!

Luisa Vasconcelos disse...

Boa tarde. Ao olhar para o seu trabalho, pareceu-me que, devido à inserção de cores diferentes, a yoke resulta num trabalho muito mais apertado que o resto. Talvez seja por isso que as mangas não assentam bem. Além disso, fiquei com a ideia de que as mangas começam demasiado abaixo (mas pode ser ilusão). Por outro lado, ao fazer as mangas acrescenta malhas para além das que já estão?
Eu fiz esta e assentou como uma luva.https://www.ravelry.com/patterns/library/brynja

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Luísa pelo seu tempo e comentário. O erro foi tentar musturar o tamanho S com o M. Agora estou a fazer todo em M e com outro número de agulhas, parece-me que vou obter o resultado desejado!